A Leveda
O sonho de produzir um bom pão de fermentação natural, com ingredientes orgânicos e valorizando os pequenos produtores.
Padeira e idealizadora
Nossa história
A Leveda surgiu no apartamento da padeira Mariana que queria fazer o pão que ela desejava comer: orgânico, de fermentação natural e sem nenhuma química.
Lentamente, a ideia foi fermentando, mudamos para um pequeno ateliê e hoje temos um espaço para produção e loja, de onde saem nossas fornadas quentinhas. Nosso objetivo é oferecer o pão mais natural possível para nosso clientes, feitos com técnica, tempo e ingredientes do bem.
Tudo aqui é feito a mão,
um por um com calma e
respeito ao tempo do pão
Criada no interior de São Paulo, Mariana sempre foi fascinada pelos encantos da cozinha, que transformou em sua profissão após morar na França e se apaixonar pelas padarias francesas. Depois de trabalhar com literatura e tradução, trocou os livros por panelas e veio para São Paulo estudar Gastronomia. Sua paixão pela panificação surgiu quando conheceu a fermentação natural, e depois de trabalhar em padarias e realizar cursos, criou a Leveda para fazer pao de verdade. Escolheu a dedo a principal matéria prima de seu trabalho: conheceu as plantações de trigo orgânico e visitou pessoalmente o moinho da farinha que utilizam. Mariana é uma entusiasta da fermentação natural e adora ensinar as técnicas de panificação natural, sempre respeitando o tempo dos pães.
Nosso objetivo
- Para apoiar a agricultura familiar brasileira, valorizando o trabalho dos pequenos agricultores que plantam nosso trigo no Paraná.
- Para incentivar o consumo de orgânicos, cuidando da saúde de quem come, de quem planta e da terra.
- Para unir com saúde o campo e a cidade, negando a utilização de transgênicos e agrotóxicos.
- Para valorizar ingredientes brasileiros da nossa cozinha tão rica e desvalorizada em relação à gastronomia estrangeira.
- Para falar de sustentabilidade em um mundo que se esgota cada vez mais de recursos.
- Para resgatar técnicas antigas de fermentação, fazendo o pão que a humanidade come desde sempre.
- Para ensinar as pessoas a produzirem seu próprio pão, falando sobre melhores escolhas alimentares e dando a liberdade para fazer em casa o que nossas avós faziam antigamente.
- Para utilizar somente a fermentação natural, dependendo o menos possível da indústria alimentícia que tanto nos afeta.
- Para produzir um pão saudável e fácil de digerir, mostrando que a intolerância a glúten pode ser intolerância a pão ruim.
- Para dar visibilidade ao trabalho das mulheres que são responsáveis por mais da metade das pequenas empresas no Brasil.
- Para relembrar do significado do pão na nossa sociedade como sinal de partilha,de amor e de cuidado.
- Para entender nessa vida acelerada que a natureza tem seu próprio tempo e devemos nos adaptar a ele, não o contrário.
- Para lembrar que fazer comida é uma forma de amar os outros, combatendo qualquer discriminação ou preconceito.
- Para mostrar que empresas são feitas por pessoas que merecem dignidade e respeito no ambiente de trabalho.
- E finalmente, para levar um pão gostoso à mesa dos nossos clientes.